25/07/2017

Apresentação de Livro "Antologia" de a.m.catarino









A algum tempo fui convidado pelo meu amigo António Catarino para uma tarefa monumental de apresentação do seu mais recente romance. Digo monumental, porque ler 559 páginas, é um empreendimento literário gigante, sobretudo pelas características da obra, cujo conteúdo nos prende do princípio ao fim. Confesso que já tinha o livro desde Fevereiro, inicialmente para fazer um pequeno apontamento de apresentação para uma rubrica radiofónica numa rádio local, que entretanto teve que ser adiada para melhor oportunidade. Nem sempre a minha disponibilidade permite pegar em determinados projectos e dar-lhes mais sentido. Como a leitura é apenas uma ocupação reduzida do meu tempo, tenho procurado rentabilizar esse mesmo tempo, que é no fundo o que o romance Antologia nos fala também. Foi assim que recentemente, foi formalizado o convite para apresentar o livro Antologia na Tenda Feira do Livro em São Martinho do Porto, que se realizou no passado sábado 22 de Julho. Normalmente onde existem livros existe público que se interessa por cultura e sobretudo na procura de obter livros com preço reduzido. O tempo é de férias e apesar de o tempo convidar a uma roupa mais aconchegada, permitiu que durante a apresentação, algumas pessoas interrompessem a sua mirada literária para assistir à apresentação do livro, que foi abrilhantada com um excelente momento musical interpretado por António Alves. Sobre o livro, falarei noutro apontamento. Apenas quero expressar aqui publicamente a excelente recepção da Casa da Cultura de São Martinho do Porto, mas sobretudo o meu maior agradecimento ao António Catarino por ter depositado confiança nesta apresentação, que agarrei com a humildade que tento colocar em prática todos os dias. Nem sempre é fácil assistir a dilemas humanos no dia-a-dia, quando temos que enfrentar desígnios que não vem a propósito aqui evidenciar. A vida já me permitiu agarrar a tranquilidade necessária para ultrapassar desafios. Por último, um grande apreço e agradecimento pelo apoio dado por amigos que fizeram questão de estar presentes neste evento público.

João Eduardo 



Sem comentários:

Enviar um comentário